2006-10-26

Orfeão realizou Concerto de Outono

O Auditório do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora albergou no passado dia 21 de Outubro o CONCERTO DE OUTONO do Orfeão de Vila Praia de Âncora.
Apesar da chuva intensa que se fazia sentir a afluência de público foi generosa e o auditório estava praticamente cheio.


A abrir o concerto actuou o Orfeão de Vila Praia de Âncora, dirigido pelo seu maestro Francisco Presa, tendo interpretado as peças "Fado" de Alberto Janes com harmonização de César Batalha, "Canção da Vindima", popular com harmonização de Fernando Lopes Graça, "Acordai" e "Senhora d'Aires" de F. Lopes Graça, "Ilusion d'Amore", habanera de Santos Montiel, concluindo com "Te Quiero" de Alberto Favero harmonizada por Liliana Cangiano.
De seguida actuou a solo o orfeonista Francisco Presa que cantou diversas canções, fazendo-se acompanhar à viola.

A terminar o Concerto actuou o GRUPO CORAL JUBILATE da Amadora, com direcção do maestro António Pedro Cipriano.

Interpretou as peças "O Ladrão do Negro Melro", de Lopes Graça, "O Milho da Nossa Terra", harmonizado por Lopes Graça, "A Amora", harmonizada por Sampaio Ribeiro, "Ilhas de Bruma", "Adoro te Devote" de Schubert, "Avé-Maria" de Arcadelt, terminando com o espiritual negro "Lord I Want".
O Grupo Coral Jubilate acaba de comemorar o seu 17.º aniversário. Foi constituído em 9 de Outubro de 1989 por iniciativa de um grupo de residentes no concelho de Amadora.
Actualmente integram este grupo cerca de 25 elementos, visando predominantemente a divulgação cultural e artística, propondo-se cultivar todas as formas de música coral ou instrumental.
Apresentou-se ao público pela primeira vez em 1989, na Festa de Natal da Escola Preparatória Roque Gameiro. Desde então tem actuado em diversos locais, como o Teatro Muinicipal de S. Luís, o Teatro Maria Matos, o Salão Paroquial da Igreja da Reboleira e o Palácio Foz.
Das actividades mais recentes destacam-se a gravação de algumas peças para a colecção "Os Melhores Coros da Região de Lisboa" (1997), a participação no programa da RTP Internacional "Jardim das Estrelas" (1998) e a organização, em parceria com a Junta de Freguesia de Venteira, de vários encontros de coros.
O Grupo Coral Jubilate é dirigido, desde Março de 2004, pelo maestro António Pedro Cipriano.


4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao Orfeão de Vila Praia de Âncora, por continuar em constante dinâmica e muito dignificar a região, tornando-a conhecida quer no resto do país, quer no estrangeiro. Continuem sempre com a qualidade a que nos habituaram e muitos parabéns também pelo vosso blog.

Anónimo disse...

O comentário da Rosalina Soares, uma "antiga" orfeonista, é sempre um privilégio.
E feito nos termos em que o fez entendemo-lo como um estímulo e um gostoso contributo para continuarmos a melhorar o nosso trabalho.
Em 2008 o nosso Orfeão vai comemorar o seu cinquentenário. Uma vida ao serviço da cultura.
Até lá o Orfeão continua a voar e a voar cada vez mais alto.
Um beijinho Rosalina e obrigado pelo seu comentário!

Manuel Amial
Presidente da Direcção do Orfeão
Webmaster do Blog

Anónimo disse...

Parabéns ao ORFEÃO de V.P. ÂNCORA.
Os meus também sinceros parabéns ao seu Maestro, meu amigo Francisco Presa, pela sua dedicação a esta magnífica obra.
Já tive o previlégio de assistir a aum dos Concertos. Espero estar atento para ter conhecimento e assistir ao próximo. Só pessoas muito ocupadas no seu dia-a-dia podem arranjar algum tempo no seu limitado tempo para ser "ORFEÃO".
Obrigado por existirem.

Anónimo disse...

:)

Que saudades tenho do Coro da Universidade de Yôga

www.yogamadora.com

Abraços