2006-10-01

Orfeão no XX Encontro Internacional da Ribeira do Baixo Minho


O Orfeão de Vila Praia de Âncora, através do seu Grupo Coral, participou no XX Encontro Internacional de Corais da Ribeira do Baixo Minho, que se realizou no passado dia 16.09.2006, do lado galego, em Ponteareas, depois de se ter realizado, do lado português, em Monção no passado dia 15 de Julho.

O encontro realizou-se na Praça de Bugallal, a partir das 19H30, perante uma numerosa assistência que encheu por completo o recinto.

O Alcalde-Presidente do concelho de Ponteareas, Don Salvador González Solla, foi o anfitrião deste encontro que foi organizado pelo “Coral do Centro Artístico Sportivo de Ponteareas”.

Na sua saudação aos participantes D. Salvador González agradeceu a participação de todos os membros dos corais participantes, referindo nomeadamente:


… Síntome especialmente participe das vosas arelas, pois como alcalde dunha vila de amplia tradición musical, non só no campo das masas corais, senón tamén de bandas de música, grupos folclóricos, orquestras sinfónicas, coñezo o entusiasmo e dedicación que poñedes en cada actuación, facendo que as notas se convitan en arte.”

A representar o concelho de Caminha estiveram os Vereadores Paulo Pereira, do pelouro da cultura e Flamiano Martins, do pelouro da educação.

A actuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora, dirigido pelo seu maestro Francisco Presa, prendeu a assistência que lhe tributou uma prolongada salva de palmas e mereceu rasgados elogios da apresentadora do encontro.

As peças apresentadas pelo Orfeão “Foi Deus”, um fado de Alberto Janes, com arranjo e harmonização de César Batalha, e “Te Quiero”, com poema de Mário Benedetti, música de Alberto Favero e Arranjo Coral da argentina Liliana Cangiano, ecoram na praça do Bugallal e conquistaram plenamente a assistência, não só pela excelente melodia das vozes mas também pela postura e sentimento que os coralistas colocaram na sua interpretação.

Uma participação plenamente conseguida a deixar, uma vez mais marca, em terras de Espanha.

Participaram neste encontro, para além do Orfeão de Vila Praia de Âncora e do Coral organizador Coral Polifónica Centro Artístico Sportivo de Ponteareas, o Grupo Coral de Santa Luzia de Moreira – Monção, o Coral dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, o Coral Polifónica de Arbo, a Agrupación Coral Polifónica da Guarda, o Coral Pofifónico de Vila Nova de Cerveira, o Coral Polifónica de Tomiño, o Coral Polifónico de Verdoejo – Valença, o Coral Polifónica da Snta Grexa da Catedral de Tui, o Coral Polifónico de S. Teotónio de Valença.

A encerrar o encontro os Corais interpretaram em conjunto com a Banda de Música Reveriano Soutullo, de Ponteareas, as peças “Nabuco” de Verdi, “La del Soto del Parral” de Soutullo Y Vert e o “Hino do Encontro” de Joaquim Santos e E. Vicente.

No final houve entrega de lembranças aos coros e directores, seguindo-se um convívio entre todos os participantes.


Sem comentários: