2006-09-30

ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ANCORA - Associação cultural de utilidade pública


O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi fundado em 17.03.1958 e tem a sua sede na Escola do Viso em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

É uma associação que desde a sua origem se dedica à prática do voluntariado cultural, tendo colaborado com a Comissão para o Ano Internacional do Voluntariado no ano de 2001.

Galardoado com a Medalha de Ouro do concelho de Caminha, com a Medalha de Honra da cidade de Pontault-Combault (França), com a Medalha de Mérito Cultural, dourada, do concelho de Caminha e declarado de Instituição de Utilidade Pública em Abril de 1980, a actividade do Orfeão abrange diversos campo, mantendo em actividadeo seu Grupo Coral a quatro vozes mistas, o Grupo de Teatro e o Grupo de Danças e Cantares Regionais.
O Grupo Coral, conhecido em todo o país através da rádio e da televisão, ten actuado de norte a sul, sempre com reconhecida aceitação.

Actuou em várias localidades de Espanha, principalmente na Galiza, e fez diversas digressões artísticas por França (em 1978 foi o representante português no Festival "Carnaval dos Carnavais", um edesfile em Parisorganizado pela TF 1).

Tem participado regularmente em concertos de Natal com a Orquestra do Norte.

Participou, em 1999 e em 2001, nos 45.º e 47.º Cetamen Internacional de Habaneras y Polifonia de Torrevieja, Espanha, recebendo regularmente convites para participar nos Festivais de Cantinogrós, na Catalunha, e nos Festivais de Neuchatel, na Suiça.

Em 2001, estabeleceu um protocolo de geminação com o "Coro e Orquestra Salinas de Torrevieja".

Nesse ano, Ano Internacional do Voluntariado, o Orfeão de Vila Praia de Âncora homenageou o seu maestro Francisco Emilio Fontainha Presa e o maestro espanhol Ricardo Lafuente Aguado, maestro e director do Coro e Orquestra Salinas de Torrevieja e ainda o maestro Segundo Galarza, entretanto falecido.

Em 2002 participou num "Festival de Coralles e Rondallas", em Ourense, Espanha, tendo obtido o primeiro prémio absoluto do certame.

Em 2004, juntamente com o "Coro do Liceo de Vilagarcia de Arosa (Espanha) e a Orquestra do Norte, apresentou a cantata Carmina Burana, de Carl Orff.

Presentemente está a preparar novamente esta cantata que será apresentada com a Orquestra do Norte no próximo dia 20.10.2006 na cidade do Porto.

Em próximas notícias falarei das restantes secções do Orfeão.

Manuel Amial

Sem comentários: