2006-10-02

Orfeão no 1.º Certamen de Corais do Concello de OIA na Galiza

A Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Oia, na Galiza, acolheu o 1.º Certame de Corais do Concello de Oia, na Galiza, no passado dia 23.09.2006.

Fundado em 1137 o Mosteiro de Santa Maria de Oia é uma edificação monumental tendo sido regido por 140 abades até ao ano de 1835, sendo ocupado de 1912 até 1932 por jesuítas expulsos de Portugal quando o governo republicano nacionalizou os bens da Companhia de Jesus.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi o convidado de honra deste 1.º Certamen pela mão do Vereador do Pelouro da Cultura de Oia.















Participaram também neste certamen o Coral de Beade - Vigo e o anfitrião Coral Polifónica Vagalume de Oia.













As belíssimas condições acústicas da austera igreja do mosteiro permitiram as melhores audições dos corais.













O Orfeão de Vila Praia de Âncora sob a batuta do maestro Francisco Presa apresentou as peças “Exultate Deo” de Alessandro Scarlatti, “Canção da Vindima” popular harmonizada por Fernando Lopes Graça, “Foi Deus”, fado de Alberto Janes harmonizado por César Batalha e “Ilusión de Amor” uma habanera com letra e música de Santos Montiel.














A prestação do Orfeão esteve ao seu melhor nível, foi muito aplaudida e muito felicitada pela organização do evento.













No final das actuações os corais interpretaram em conjunto uma canção popular galega “O Voso Galo Comadre”, de M.Groba, que mereceu o aplauso da numerosa assistência que enchia por completo a igreja.













O Presidente do Concelho de Oia, o Vereador do Pelouro da Cultura e o Presidente do Coral anfitrião distribuíram lembranças aos corais participantes, mostrando-se encantados pela qualidade deste 1.º Certame Coral.


No final foi oferecido a todos os participantes um saboroso convívio onde não faltou o “pulpo à galega” e os deliciosos “calamares”, bem regados com vinho alvarinho do Rosal, proporcionando inolvidáveis momentos de caloroso convívio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns.
O comunicar é mais que meio caminho andadado para dar a conhecer.
Vila Praia de Âncora, pelo Orfeão e pelos Lions, está na vanguarda. Um abraço
Zé Neiva Santos
Matosinhos

Anónimo disse...

ESTIMADO AMIGO
JOSÉ NEIVA SANTOS:

Estamos em sintonia!
A cultura e a solidariedade precisam de ser constantemente afirmadas e divulgadas.
Em Vila Praia de Âncora o Orfeão com os seus 48 anos de existência é uma referência cultural.
Também o Lions Clube com os seus 27 anos de vida, sob o lema "NÓS SERVIMOS", é uma referência na àrea da solidariedade e da cidadania.
Por isso estar na vanguarda, como dizes, é uma responsabilidade que assumimos no dia a dia, de forma voluntária e de alma e coração.
Postura que tens acompanhado pessoalmente com a Cristina, já que temos tido o privilégio de contar convosco em diversas realizações feitas quer pelo Orfeão quer pelos Lions.
Acredita que prezamos muito a vossa Amizade!

Manuel Amial
Webmaster do Blog