2007-06-16

ORFEÃO COMEMOROU 49.º ANIVERSÁRIO

O Orfeão de Vila Praia de Âncora promoveu no passado dia 17.03.2007 um sarau artístico comemorativo do seu 49.º aniversário.
O auditório do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora encheu por completo para assistir ao espectáculo.
Destacamos as presenças do Vereador Flamiano Martins, em representação da Presidente da Câmara municipal de Caminha, do Presidente da Assembleia Geral do Orfeão, Dr. Francisco Sampaio, do Bispo Emérito Auxiliar de Braga, D. Carlos Pinheiro e do Presidente da Direcção do Centro Cultural e Social.
Manuel Amial, Presidente da Direcção do Orfeão, saudou os presentes e deu a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no Orfeão, nomeadamente os trabalhos preparatórios do cinquentenário que se vai comemorar no próximo ano.
O Sarau abriu com a actuação do Coral sob direcção de Francisco Presa, com uma interpretação que cativou a assistência. “Foi Deus”, “Canção de Embalar”, “Eu Venho da Macelada”, “Oração de Santo António”, “Ilusion D’Amor” e “Te Quiero” passou em revista os compositores, Alberto Janes, José Afonso, Fernando Lopes Graça, Santos Montiel e Alberto Favero.
No final o público aplaudiu generosamente e pediu o “encore” da peça “Te Quiero” de Alberto Favero, com arranjo da argentina Liliana Cangiano, com a excelente voz a solo do orfeonista Francisco Jorge Presa.
A segunda parte foi preenchida com a actuação do Grupo de Teatro, recentemente reactivado, sob encenação e direcção de António Neiva, de Afife.
A peça apresentada “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, interpretada por dezasseis personagens, orfeonistas amadores envolvendo várias gerações, recolheu o aplauso da assistência e mostrou que esta valência do Orfeão está à altura do seu passado em que conquistou vários prémios e menções honrosas.
A terceira e última parte foi preenchida com a actuação do seu Grupo de Danças e Cantares Regionais sob direcção de Elias Presa e Manuel Figueiras. “Vira Marcado”, “Gota da Serra D’Arga”, “Rosinha”, “Gota do Calor”, “Rusga” e “Arrastadinha” foram sucessivamente interpretadas terminando com a tradição “Vira Geral”, com o aplauso e a participação da assistência.
Manuel Amial fez no final um apelo à admissão de novos orfeonistas e pediu para todos os actores do sarau uma generosa salva de palmas pelo trabalho de grande qualidade que vêm realizando em prol da cultura.
A comemoração deste aniversário incluiu também uma missa por alma dos orfeonistas, directores e sócios falecidos rezada na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora no dia 18.03.2007 solenizada pelo Orfeão.

Sem comentários: