2007-06-17

Orfeão actuou em Bragança

ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA PRESENTE NO 2.º ENCONTRO DE COROS DO INATEL EM BRAGANÇA

O Auditório Municipal Paulo Quintela de Bragança acolheu no passado dia 09.06.2007 o 2.º Encontro de Coros do Inatel, organizado pela Delegação do Inatel daquela cidade transmontana.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi um dos corais convidados juntamente com o Coral Etnográfico de Cinfães. Como anfitriões estiveram o Grupo Coral Brigantino Infantil e o Grupo Coral Brigantino.
Perante uma vasta plateia que enchia por completo o Auditório Municipal brigantino o Delegado do Inatel de Bragança, Dr. Luís Ferreira, falou da importância do incentivo e da divulgação da cultura coral de várias regiões do país através de coros de qualidade comprovada.
Disse ainda que o Inatel de Bragança continua a apostar em trazer à cidade intérpretes que tragam uma mais valia cultural, procurando também proporcionar aos corais visitantes uma boa recepção, condigna com a tradicional arte de bem receber dos transmontanos, e incentivando também o intercâmbio coral entre as várias regiões do país.
A abrir o concerto esteve o Grupo Coral Brigantino Infantil dirigido pela maestrina Natália Lourenço, um grupo de pequenos cantores com um bom repertório, recheado de boas vozes e que mereceu forte aplauso do público.
Seguidamente actuou o Orfeão de Vila Praia de Âncora sob a direcção de Francisco Presa. Iniciou a interpretação com uma dezena de peças portuguesas e espanholas, dada a aproximação daquela zona com a Galiza. Começou com “Os olhos da Marianita”, uma peça popular portuguesa com harmonização de Mário Sampayo Ribeiro. Seguiram-se “Canção de Embalar”, “Canção da Vindima”, “Fado”, “Oração de Santo António”, “O Voso Galo Comadre”, “Ilusión d’Amor”, “Louras”, “La Mazza” e “Te Quiero”, estas últimas com harmonização da argentina Liliana Cangiano.
A interpretação do Orfeão foi sendo sublinhada com fortes aplausos e no final foi-lhe tributada uma longa ovação.
O Delegado do Inatel, Dr. Luís Ferreira e o seu assessor cultural Dr. Baltazar Pires, tiveram palavras de muito apreço pela excelente actuação do Orfeão e felicitaram pessoalmente o seu maestro Francisco Presa, mostrando-se encantados com a qualidade coral que o Orfeão emprestou a este 2.º Encontro de Coros.
Seguiu-se a actuação do Grupo Coral Brigantino, sob direcção de Armindo Rodrigues e encerrou o encontro o Coral Etnográfico de Cinfães dirigido por Joaquim Araújo Pereira Pinto.
Mais uma digressão do Orfeão de Vila Praia de Âncora que dignificou a terra e o concelho de Caminha, assumindo-se assim como um embaixador cultural desta região.
O Orfeão foi muito bem recebido na cidade de Bragança e teve ainda tempo para uma visita à cidade, detendo-se essencialmente no seu casco histórico que se mostra muito bem conservado.
Normalmente e como vem sendo tradição o Orfeão aproveita estas deslocações para visitas às cidades visitadas, enriquecendo assim os conhecimentos culturais dos seus orfeonistas.


Sem comentários: