2008-04-06

Orfeão acolhe exposição "O que é o Teatro?"



O Orfeão de Vila Praia de Âncora acolhe em simultâneo e em parceria com o Museu Municipal de Caminha a Exposição "O que é o Teatro?", integrada nas comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Cinquentenário do Orfeão.

A exposição patrocinada pela Direcção Geral das Artes está aberta ao público na sede do Orfeão na antiga do Escola do Viso durante os dias de semana (2.ª a 6.ª) em horário nocturno desde o passado dia 1 de Abril até ao dia 15 de Junho.

Com a apresentação pública desta exposição pretende-se aproximar as artes do espectáculo do cidadão, ou seja, reforçar a presença das práticas artísticas no dia-a-dia do cidadão, agora mais perto de todos – no museu, na galeria, na biblioteca, nas sedes de instituições concelhias etc., sublinhando a criação e fruição das artes como elemento indissociável do processo de desenvolvimento social e do aprofundamento do exercício da cidadania.

Esta exposição vai ao encontro de um dos objectivos das comemorações do cinquentenário do Orfeão de Vila Praia de Âncora - este mês de Abril dedicado ao teatro - sensibilizando a população para esta àrea cultural.



Esta mostra pretende divulgar por todo o Pais a arte do teatro e a sua história, ou histórias, incluindo uma retrospectiva do teatro feito em Portugal. Quando entrar na Sede do Orfeão e começar a olhar para a exposição, o observador poderá reapreciar o lugar do teatro produzido em Portugal na cultura europeia, graças ao cruzamento que é convidado a fazer, quer entre imagens de diversa proveniência, quer entre estas e o texto. A Direcção Geral das Artes procurou encontrar um modo rigoroso de falar de uma arte que se caracteriza pela confluência de diversas linguagens, pela efemeridade das suas práticas e pela repercussão social e cultural que possui.

Assim, através desta exposição é possível ficar a saber o que é o teatro, descobrindo quem o faz e porquê, onde é feito, quem o vê, quem cria condições para que exista, como é feito, de que modo se relaciona com outras artes, que lugares ocupa na vida de uma sociedade. Cada painel apresenta-se, portanto, como uma unidade informativa autónoma, ainda que, por vezes, seguidora da ordem cronológica.

O Orfeão pretende que esta exposição sirva de fonte de descoberta, de surpresa e de estímulo para ir ao teatro.

Sem comentários: