2007-07-08

Cantata Carmina Burana em Amarante

O Orfeão de Vila Praia de Âncora foi o coro convidado pela Orquestra do Norte para a apresentação da Cantata Carmina Burana, de Carl Orff, no Largo de São Gonçalo em Amarante, pelas 22H00, do passado dia 06.07.2007.
O Orfeonista Francisco Presa integrou o Coro Picolo da Orquestra no Norte.

Com direcção musical do maestro titulat da Orquestra, José Ferreira Lobo, a Cantata contou também com a participação da soprano Ana Paula Russo, do tenor Fernando Guimarães e do baritono José Corvelo.

Esta Cantata dividida em três secções é emoldurada por um símbolo da antiguidade - o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte.
É uma parábola da vida humana exposta constantemente à mudança. E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna "O Fortuna, velut luna" tanto introduz como conclui a obra: o encontro do Homem com a Natureza, particularmente com a Natureza despertando na primavera "Veris leta facies", o seu encontro com os dons da Natureza, culminando com o dom do vinho "In taberna" e o seu encontro com o Amor "Amor volat undique".

Numa noite agradável e quente de verão este evento cultural encheu por completo o Largo de São Gonçalo em Amarante, com uma assistência interessada e atenta a tributar no final ao Coro e Orquestra generosos apalusos.

Sem comentários: